quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Revisão Pré - Modernismo



LISTA DE EXERCÍCIO - LITERATURA
SÉRE: 2º ANO       PROFESSOR: HELINHO TIMBALADA
             


 
 
CONTEÚDO A SER AVALIADO
PRÉ-MODERNISMO
O aluno deverá ser capaz de entender:
• que o Pré-Modernismo não chegou a constituir uma escola literária, estruturada e organizada em um programa estético definido;
• o Pré-Modernismo como um fato artístico, um momento importante do desenvolvimento das letras brasileiras;
• a transição entre a tradição literária (século XIX) e sua ruptura radical (Semana de Arte Moderna), que inaugura o Modernismo (século XX);
• os acontecimentos históricos que influenciaram as obras literárias Pré-modernistas, tornando as mais engajadas e voltadas para os problemas sociais: Primeira Guerra Mundial, enfraquecimento da República Velha, Revolta da Armada e Guerra de Canudos;
• as obras literárias que defendiam uma arte mais engajada e voltada para os problemas sociais.
• que Euclides da Cunha retoma a vertente regionalista da literatura brasileira de modo crítico, polêmico, problematizador;
• a obra de Euclides da Cunha, Os sertões: encontro de dois mundos, o litoral civilizado e o sertão inculto;
• a Guerra de Canudos (Bahia 1896-1897).
• entender as principais características da criação literária de Monteiro Lobato: nacionalismo, literatura infantil, contos regionalistas, criação do personagem Jeca Tatu (estereótipo do caboclo abandonado pelas autoridades governamentais) e ensaios e artigos que apresentam sérias preocupações econômicas e históricas;
• conhecer os aspectos mais importantes das principais obras de Lobato: Urupês e Cidades mortas (literatura adulta), Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, Serões de Dona Benta e O sítio do pica-pau amarelo
(literatura infantil);
• compreender as características da obra de Augusto dos Anjos, resumidas no livro EU – aspectos temáticos (a angústia, o medo, a solidão, o determinismo biológico, a sonoridade das palavras, a perfeição do verso e a aproximação com a morte), vocabulário incomum, multiplicidade de influências literárias e visão de cosmo.
________________________________________________________________________________________________
 
LISTA DE EXERCÍCIOS PRÉ-MODERNISMO
 
01. (PUC/RS) A viagem de Euclides da Cunha à região de Canudos, onde ocorre a revolta dos seguidores de Antônio Conselheiro,
 
a) ratifica sua posição em relação aos fanáticos rebeldes, expressa em seu artigo "A Nossa Vendéia".
b) impulsiona-o a produzir "Os sertões", baseando-se somente no que realmente pôde presenciar.
c) demove-o da concepção determinista vigente na época, que concebe o homem como um cruzamento de condicionamentos.
d) retifica a opinião vigente, passando a considerar a revolta como resultante do atraso da nação.
e) influencia a prosa do autor, antes impregnada de cientificismo e reacionarismo.
 
02. (PUC/RS) Leia:
 
Em Marcha para Canudos
 
Foi nestas condições desfavoráveis que partiram a 12 de janeiro de 1897. Tomaram pela Estrada de Cambaio.
É a mais curta e a mais acidentada. Ilude a princípio, perlongando o vale de Cariacá, numa cinta de terrenos férteis sombreados de cerradões que prefiguram verdadeiras matas.
Transcorridos alguns quilômetros, porém, acidenta-se; perturbasse em trilhas pedregosas e torna-se menos praticável à medida que se avizinha do sopé da serra do Acaru.
(...)
Tinha meio caminho andado. As estradas pioravam crivadas de veredas, serpeando em morros, alçando-se em rampas, caindo em grotões, desabrigadas, sem sombras...
(...)
Entretanto era imprescindível a máxima celeridade. Tornava-se suspeita a paragem: restos de fogueira à margem do caminho e vivendas incendiadas, davam sinais do inimigo.
 
Todas as afirmativas que seguem estão associadas ao trecho selecionado de "Os sertões", em que os homens se dirigem para o local do embate, EXCETO:
 
a) Atenção e rapidez são necessárias numa trajetória que leva os viajantes a uma experiência belicosa.
b) A presença do inimigo é percebida pelos rastros de sua passagem ainda recente.
c) Os obstáculos que se apresentam prenunciam os trágicos eventos que ocorrerão.
d) Pelo assunto do trecho, é possível inferir que se trata de um episódio constante na segunda parte da obra.
e) A estrada referida perturba a avaliação inicial do viajante dada a riqueza natural da área.
 
03. (UEL-PR) A Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Pré-Modernismo:
 
a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e lingüísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
 
04. (Mackenzie-SP)
 
E surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos até aos ombros, barba inculta e longa; face escaveirada; olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um hábito azul de brim americano; abordoado ao clássico bastão em que se apóia o passo tardo dos peregrinos.
É desconhecida a sua existência durante tão longo período. Um velho caboclo, preso em Canudos nos últimos dias da campanha, disse-me algo a respeito, mas vagamente, sem precisar datas, sem pormenores característicos. Conhecera-o nos sertões de
Pernambuco, um ou dois anos depois da partida do Crato.
 
Com relação à obra de que se extraiu o fragmento acima, é INCORRETO afirmar que:
 
a) apresenta cenário e paisagem idealizados por se tratar de um texto de cunho romântico.
b) trata da campanha de Canudos e dos contrastes entre o Brasil à beira do Atlântico e um outro, do sertão nordestino.
c) denuncia o extermínio de milhares de pessoas no interior baiano pelo exército nacional.
d) contém uma visão de mundo determinista, influenciada pelas ideias de Hypolite Taine.
e) constrói um grande painel do sertão nordestino, dividindo-se em três partes. A terra, O homem, A luta.
 
05. (UFRS) Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
 
( ) No texto de Euclides da Cunha, misturam-se o requinte da linguagem, a intenção científica e o propósito jornalístico.
( ) A obra euclidiana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com Bernardo Guimarães.
( ) Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" com base nas reportagens que realizou como correspondente do jornal "O Estado de São Paulo".
( ) Antônio Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.
( ) O episódio de Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
 
a) V- F- V- F- F
b) V- V- V- F- F
c) F- F- V- V- F
d) F- V- F- F- V
e) V- V- F- F- F
 
06. (UFU) Nos primeiros parágrafos de "Urupês", Monteiro Lobato posiciona-se em relação às principais tendências da literatura brasileira.
 
Assinale a alternativa em que a posição de Lobato é apresentada INCORRETAMENTE.
 
a) Assim como os modernistas, Lobato critica a visão idealizada que os românticos tinham do índio; para ele, o romantismo brasileiro havia sido mera imitação da escola francesa, tendo apenas adaptado ao cenário dos trópicos as ideias de Rousseau.
b) Para Lobato, o realismo naturalista irá acertar o tom da literatura brasileira, fugindo à caricatura para revelar outras deficiências do caboclo nacional, cuja índole ele investiga com apoio da ciência evolucionista; por isto, o naturalismo projeta-se como a literatura do futuro, por associar ao cientificismo alta dosagem de qualidade poética.
c) A fraqueza moral e muscular do selvagem brasileiro - que Lobato julgava capaz de "moquear a linda menina"
Ceci "num bom braseiro", em vez de amá-la perdidamente, como fez Peri - corresponde à mesma visão que Mário de Andrade adota na construção do herói Macunaíma.
d) Para Lobato, a substituição do selvagem pelo caboclo como tipo brasileiro, no período pré-modernista, dando a este atributos de integridade moral, repete o mesmo equívoco de idealização que marcou o indianismo romântico.
 
07. (UFRS/RS) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a obra de Monteiro Lobato.
 
a) A obra literária de Lobato, um dos intelectuais mais importantes da sua época, se insere no Regionalismo Pré- Modernista.
b) O conto "Urupês", que dá título ao primeiro livro do autor, nasceu de um panfleto em que Lobato criou a figura típica do "Jeca Tatu".
c) As denúncias de Lobato sobre as queimadas nos campos e sobre o caboclo miserável, indiferente e preguiçoso ajudaram a projetá-lo como ficcionista.
d) Além de contos, crônicas e ensaios variados, a obra de Lobato compreende vários textos de literatura infantil.
e) A prosa de Lobato é marcada pelo gosto documental naturalista e pelo uso de uma linguagem ornamentada, como pode ser comprovado nas obras "Fruto Proibido", de 1895, "Sertão", de 1896, e "Canaã", de 1902.
 
08. (UNIFOA-MG) Além da obra infantil, extremamente conhecida, Monteiro Lobato deixou contos em que trata de temática ligada ao homem do interior paulista, suas características e pensamentos. Tal obra costuma ser encaixada num período literário conhecido como:
 
a) Pré-modernismo
b) Realismo
c) Naturalismo
d) Modernismo
e) Romantismo
 
09. FAAP-SP Sobre Monteiro Lobato não procede a seguinte afirmação:
 
a) Nasceu em Taubaté e morreu em São Paulo. Advogado, promotor Público. Fundou a Companhia de Petróleos do Brasil
b) Inovador quando defende a arte de Anita Malfatti em famoso artigo publicado pelo Estado: Paranóia ou Mistificação
c) Avançado quando satiriza o purismo da linguagem no conto também famoso: O Colocador de Pronomes
d) Promoveu campanhas nacionais em favor do ferro e petróleo: Preso pelo governo Vargas em 1941, exila-se na Argentina.
e) Crítico veemente do sistema agrícola brasileiro na figura de Jeca Tatu, símbolo da miséria e do atraso a que foram relegados nossos caipiras
 
10. Observe a seguinte declaração sobre o Pré-Modernismo:
“Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural. (...)
Caberia ao romance de Lima Barreto e de Graça Aranha, ao largo ensaísmo social de Euclides da Cunha e à vivência brasileira de Monteiro Lobato o papel histórico de mover as águas estagnadas da belle époque, revelando, antes dos modernistas, as tensões que sofria a vida nacional”.
BOSI, Alfredo. "História concisa da literatura brasileira". São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.
a. Segundo o texto de Alfredo Bosi, o que é o Pré-Modernismo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Qual seria o papel do Pré-Modernismo em sua época?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
c. Pode-se afirmar que a literatura pré-modernista deu voz a elementos marginalizados da cultura brasileira. Que tipo de personagens aparece nas obras desse período que justificaria essa afirmação?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GABARITO
 
01.D
02.D
03.B
04.A
05.B
06.B
07.E
08.A
09.B