LISTA DE EXERCÍCIO - LITERATURA
SÉRE: 2º ANO
PROFESSOR: HELINHO TIMBALADA
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CONTEÚDO A SER AVALIADO
PRÉ-MODERNISMO
O aluno deverá ser capaz de entender:
• que o Pré-Modernismo não
chegou a constituir uma escola literária, estruturada e organizada em um
programa estético definido;
• o Pré-Modernismo como um
fato artístico, um momento importante do desenvolvimento das letras
brasileiras;
• a transição entre a tradição
literária (século XIX) e sua ruptura radical (Semana de Arte Moderna), que
inaugura o Modernismo (século XX);
• os acontecimentos
históricos que influenciaram as obras literárias Pré-modernistas, tornando as
mais engajadas e voltadas para os problemas sociais: Primeira Guerra Mundial, enfraquecimento
da República Velha, Revolta da Armada e Guerra de Canudos;
• as obras literárias que
defendiam uma arte mais engajada e voltada para os problemas sociais.
• que Euclides da Cunha
retoma a vertente regionalista da literatura brasileira de modo crítico,
polêmico, problematizador;
• a obra de Euclides da
Cunha, Os sertões: encontro de dois mundos, o litoral civilizado e o
sertão inculto;
• a Guerra de Canudos
(Bahia 1896-1897).
• entender as principais
características da criação literária de Monteiro Lobato: nacionalismo, literatura
infantil, contos regionalistas, criação do personagem Jeca Tatu (estereótipo do
caboclo abandonado pelas autoridades governamentais) e ensaios e artigos que
apresentam sérias preocupações econômicas e históricas;
• conhecer os aspectos mais
importantes das principais obras de Lobato: Urupês e Cidades mortas (literatura
adulta), Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, Serões de Dona Benta e
O sítio do pica-pau amarelo
(literatura infantil);
• compreender as
características da obra de Augusto dos Anjos, resumidas no livro EU –
aspectos temáticos (a angústia, o medo, a solidão, o determinismo biológico, a
sonoridade das palavras, a perfeição do verso e a aproximação com a morte), vocabulário
incomum, multiplicidade de influências literárias e visão de cosmo.
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LISTA DE EXERCÍCIOS PRÉ-MODERNISMO
01. (PUC/RS) A viagem de Euclides da
Cunha à região de Canudos, onde ocorre a revolta dos seguidores de Antônio Conselheiro,
a) ratifica sua posição em relação
aos fanáticos rebeldes, expressa em seu artigo "A Nossa Vendéia".
b) impulsiona-o a produzir
"Os sertões", baseando-se somente no que realmente pôde presenciar.
c) demove-o da concepção
determinista vigente na época, que concebe o homem como um cruzamento de condicionamentos.
d) retifica a opinião vigente,
passando a considerar a revolta como resultante do atraso da nação.
e) influencia a prosa do
autor, antes impregnada de cientificismo e reacionarismo.
02. (PUC/RS) Leia:
Em Marcha para Canudos
Foi nestas condições desfavoráveis que
partiram a 12 de janeiro de 1897. Tomaram pela Estrada de Cambaio.
É a mais curta e a mais acidentada.
Ilude a princípio, perlongando o vale de Cariacá, numa cinta de terrenos
férteis sombreados de cerradões que prefiguram verdadeiras matas.
Transcorridos alguns quilômetros,
porém, acidenta-se; perturbasse em trilhas pedregosas e torna-se menos
praticável à medida que se avizinha do sopé da serra do Acaru.
(...)
Tinha meio caminho andado. As estradas
pioravam crivadas de veredas, serpeando em morros, alçando-se em rampas, caindo
em grotões, desabrigadas, sem sombras...
(...)
Entretanto era imprescindível a máxima
celeridade. Tornava-se suspeita a paragem: restos de fogueira à margem do
caminho e vivendas incendiadas, davam sinais do inimigo.
Todas as afirmativas que seguem estão associadas ao trecho
selecionado de "Os sertões", em que os homens se dirigem para o local
do embate, EXCETO:
a) Atenção e rapidez são necessárias
numa trajetória que leva os viajantes a uma experiência belicosa.
b) A presença do inimigo é
percebida pelos rastros de sua passagem ainda recente.
c) Os obstáculos que se
apresentam prenunciam os trágicos eventos que ocorrerão.
d) Pelo assunto do trecho,
é possível inferir que se trata de um episódio constante na segunda parte da
obra.
e) A estrada referida
perturba a avaliação inicial do viajante dada a riqueza natural da área.
03. (UEL-PR) A Assinale a alternativa
INCORRETA sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como
uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período
de prefiguração das inovações temáticas e lingüísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda
do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência
sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto
Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida
nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e
social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a
obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da
batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica
da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto
observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada
e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
04. (Mackenzie-SP)
E
surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos até aos ombros, barba
inculta e longa; face escaveirada; olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um
hábito azul de brim americano; abordoado ao clássico bastão em que se apóia o
passo tardo dos peregrinos.
É
desconhecida a sua existência durante tão longo período. Um velho caboclo,
preso em Canudos nos últimos dias da campanha, disse-me algo a respeito, mas
vagamente, sem precisar datas, sem pormenores característicos. Conhecera-o nos
sertões de
Pernambuco,
um ou dois anos depois da partida do Crato.
Com relação à obra de que se extraiu o fragmento acima, é INCORRETO
afirmar que:
a) apresenta cenário e paisagem
idealizados por se tratar de um texto de cunho romântico.
b) trata da campanha de Canudos
e dos contrastes entre o Brasil à beira do Atlântico e um outro, do sertão
nordestino.
c) denuncia o extermínio de
milhares de pessoas no interior baiano pelo exército nacional.
d) contém uma visão de mundo
determinista, influenciada pelas ideias de Hypolite Taine.
e) constrói um grande
painel do sertão nordestino, dividindo-se em três partes. A terra, O
homem, A luta.
05. (UFRS) Assinale com V (Verdadeiro)
ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra "Os Sertões", de
Euclides da Cunha.
( ) No texto de Euclides da
Cunha, misturam-se o requinte da linguagem, a intenção científica e o propósito
jornalístico.
( ) A obra euclidiana
insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o povoamento do
sertão, iniciada ainda no Romantismo com Bernardo Guimarães.
( ) Euclides da Cunha
escreveu "Os Sertões" com base nas reportagens que realizou como
correspondente do jornal "O Estado de São Paulo".
( ) Antônio Conselheiro é
uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.
( ) O episódio de Canudos,
retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de protesto
surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.
A sequência correta de
preenchimento dos parênteses é:
a)
V- F- V- F- F
b)
V- V- V- F- F
c)
F- F- V- V- F
d)
F- V- F- F- V
e) V- V- F- F- F
06. (UFU) Nos primeiros parágrafos de
"Urupês", Monteiro Lobato posiciona-se em relação às principais
tendências da literatura brasileira.
Assinale a alternativa em
que a posição de Lobato é apresentada INCORRETAMENTE.
a) Assim como os modernistas,
Lobato critica a visão idealizada que os românticos tinham do índio; para ele,
o romantismo brasileiro havia sido mera imitação da escola francesa, tendo
apenas adaptado ao cenário dos trópicos as ideias de Rousseau.
b) Para Lobato, o realismo
naturalista irá acertar o tom da literatura brasileira, fugindo à caricatura
para revelar outras deficiências do caboclo nacional, cuja índole ele investiga
com apoio da ciência evolucionista; por isto, o naturalismo projeta-se como a
literatura do futuro, por associar ao cientificismo alta dosagem de qualidade
poética.
c) A fraqueza moral e muscular
do selvagem brasileiro - que Lobato julgava capaz de "moquear a linda
menina"
Ceci "num bom
braseiro", em vez de amá-la perdidamente, como fez Peri - corresponde à
mesma visão que Mário de Andrade adota na construção do herói Macunaíma.
d) Para Lobato, a substituição
do selvagem pelo caboclo como tipo brasileiro, no período pré-modernista, dando
a este atributos de integridade moral, repete o mesmo equívoco de idealização
que marcou o indianismo romântico.
07. (UFRS/RS) Assinale a alternativa
INCORRETA sobre a obra de Monteiro Lobato.
a) A obra literária de Lobato,
um dos intelectuais mais importantes da sua época, se insere no Regionalismo
Pré- Modernista.
b) O conto
"Urupês", que dá título ao primeiro livro do autor, nasceu de um
panfleto em que Lobato criou a figura típica do "Jeca Tatu".
c) As denúncias de Lobato
sobre as queimadas nos campos e sobre o caboclo miserável, indiferente e preguiçoso
ajudaram a projetá-lo como ficcionista.
d) Além de contos, crônicas
e ensaios variados, a obra de Lobato compreende vários textos de literatura
infantil.
e) A prosa de Lobato é
marcada pelo gosto documental naturalista e pelo uso de uma linguagem
ornamentada, como pode ser comprovado nas obras "Fruto Proibido", de 1895,
"Sertão", de 1896, e "Canaã", de 1902.
08. (UNIFOA-MG) Além da obra infantil,
extremamente conhecida, Monteiro Lobato deixou contos em que trata de temática
ligada ao homem do interior paulista, suas características e pensamentos. Tal
obra costuma ser encaixada num período literário conhecido como:
a) Pré-modernismo
b) Realismo
c) Naturalismo
d) Modernismo
e) Romantismo
09. FAAP-SP Sobre Monteiro Lobato não
procede a seguinte afirmação:
a) Nasceu em Taubaté e
morreu em São Paulo. Advogado, promotor Público. Fundou a Companhia de
Petróleos do Brasil
b) Inovador quando defende
a arte de Anita Malfatti em famoso artigo publicado pelo Estado: Paranóia ou
Mistificação
c) Avançado quando satiriza
o purismo da linguagem no conto também famoso: O Colocador de Pronomes
d) Promoveu campanhas
nacionais em favor do ferro e petróleo: Preso pelo governo Vargas em 1941,
exila-se na Argentina.
e) Crítico veemente do
sistema agrícola brasileiro na figura de Jeca Tatu, símbolo da miséria e do
atraso a que foram relegados nossos caipiras
10. Observe a seguinte declaração sobre
o Pré-Modernismo:
“Creio que se pode chamar pré-modernismo (no sentido
forte de premonição dos temas vivos em 22) tudo o que, nas primeiras décadas do
século, problematiza a nossa realidade social e cultural. (...)
Caberia ao romance de Lima Barreto e de Graça Aranha,
ao largo ensaísmo social de Euclides da Cunha e à vivência brasileira de
Monteiro Lobato o papel histórico de mover as águas estagnadas da belle époque,
revelando, antes dos modernistas, as tensões que sofria a vida nacional”.
BOSI, Alfredo. "História concisa da literatura
brasileira". São Paulo: Cultrix, 1994. p. 306.
a.
Segundo o texto de Alfredo Bosi, o que é o Pré-Modernismo?
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b.
Qual seria o papel do Pré-Modernismo em sua época?
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c.
Pode-se afirmar que a literatura pré-modernista deu voz a elementos
marginalizados da cultura brasileira. Que tipo de personagens aparece nas obras
desse período que justificaria essa afirmação?
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GABARITO
01.D
02.D
03.B
04.A
05.B
06.B
07.E
08.A
09.B